Busca

Família Família 

A amizade social e a paz começam em casa

A família é por constituição e DNA divino, a formação social fundamental para gerar e formar a pessoa humana, a única instituição verdadeiramente necessária e insubstituível.

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz - Bispo Diocesano de Campos (RJ)

Neste tempo de quaresma é muito inspirador fazer uma faxina espiritual de reconciliação nas famílias que por razões sociais e políticas ou mesmo pela violência doméstica em suas múltiplas fases, precisam de um processo de cura e de perdão.

Temas importantes para o convívio social como o esporte (futebol), política especialmente a de viés partidária, e questões polêmicas de cunho antropológico tem muitas vezes por falta de cordialidade e prudência acirrado os ânimos e dividido e separado as famílias. No entanto a família é por constituição e DNA divino, a formação social fundamental para gerar e formar a pessoa humana, a única instituição verdadeiramente necessária e insubstituível.

Por isso antepor interesses ou visões muitas vezes perpassadas pela ideologia e pelo ódio, atentam seriamente contra a paz e à concórdia familiar. É importante tornar a família escola de comunhão perdão e reconciliação, priorizando as pessoas que devem ser amadas e acolhidas incondicionalmente, e sempre separar as falas e os atos das intenções e da dignidade e valor precioso de cada integrante da família.

Propiciar e promover um ambiente de paz, de aceitação e compreensão de cada integrante da família reconhecendo sua singularidade e identidade própria. Aprender a inteligência espiritual e emocional destacando sempre a bondade do coração e a imagem divina que levamos impressa na nossa alma.

Vivenciar plenamente a ternura a alegria e o bom humor que contagiam e tornam a convivência familiar leve, desanuviada e agradável. Colocar a família em primeiro lugar assumindo agenda de encontros, passeios e visitas, para celebrar a alegria e felicidade de ser e de se ter uma família.

Domesticar os aparelhos eletrônicos não permitindo a sua interferência nas refeições e momentos de partilha e diálogo, desligando o celular e submetendo-o a sua real importância. Tratar de não cair na tentação da profecia negativa (você sempre é assim) ou outros julgamentos que estigmatizam os integrantes da família. Corrigir com discrição, amabilidade e sempre reconhecendo os valores e virtudes da pessoa convidando-a a desenvolver as potencialidades e talentos.

Educar determinadamente para a justiça colaboração e a corresponsabilidade pois a corrupção ao igual que a amizade e solicitude social também começam em casa. Se tentarmos com esperança despertar para a vocação e chamado do Pai na família que nos deu como grandiosa dádiva, teremos certamente uma sociedade mais convergente, fraterna e justa. Deus seja louvado!

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui

16 março 2024, 14:28