14
ABR
2018

Bandeira do Divino celebra a vinda do Espírito Santo.

Os “guardiões”, que são nomeados a cada ano como responsáveis pelo zelo da bandeira e também pela organização das visitas, seguem em procissão levando a Bandeira do Divino aos lares que estão dispostos a recebê-la. Com uma benção especial na intenção de levar o Espírito Santo às casas dos fiéis.
A Bandeira é um movimento antigo e popular que nasceu do povo e é acompanhada e abençoada pela Igreja. A bandeira tem um simbolismo profundo, apesar de ser um pano com o desenho de raios e uma Pomba, representando o Espírito Santo, e Ele está sendo levado para abençoar as famílias.
A cerimônia também é repleta de cânticos, orações, depoimentos e a explicação tradicional da bandeira vermelha, de onde saem sete raios da pomba que representa o Santo Espírito, que significam os ensinamentos a serem seguidos: sabedoria, inteligência(entendimento), conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus.
Símbolos do Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade: A) Bandeira – é a bandeira de Deus e de seu povo. Através dela a fé e a religiosidade são levadas por toda a cidade. A cor vermelha, predominante tanto nas flores como nos andares, nos arranjos da Igreja e paramentos é sinal do amor de Deus e representa o sangue dos mártires. B) Pomba – o Divino Espírito Santo é representado por uma pomba (sinônimo de mensageiro) e possuidor de sete dons (sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade e Temos a Deus). Daí, quase sempre, a pomba que o representa possui sete raiais ou sete fitas. C) Este símbolo é bíblico, quando os apóstolos e Maria se reuniram no Cenáculo e sobre eles vieram as línguas de fogo, estabelecendo assim o dia de Pentecostes. D) Água –  a água simboliza a pureza, a vida. O espírito Santo é a “água viva” descida do céu para nos lavar e purificar.
Vamos parabenizar o Ministério da Bandeira do Divino do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu que vem realizando as procissões, contando com vários ministérios e assim ultrapassando as fronteiras do Central Parque, indo com a Bandeira do Divino Espírito Santo até os chacareiros da cidade vizinha, Salto de Pirapora. Avante guardiã Maria de Lourdes Ponce Tavares, e demais guardiões( coordenadores Rinaldo Alves Galhardo, Zenaide dos Santos e equipe, no setor Missionário que tem como coordenador o Diácono Emerson). O envio foi no domingo de Páscoa dia 01/04, iniciando as visitas  em 02/04, com encerramento  em 12/05. Do dia 12 a 19/05, estará acontecendo a Novena , em 20/05 comemoramos o Dia de Pentecostes. 

 

Comments

  1. Christiane Godinho
    Como faço para ter essa visita especial???
  2. Tânia Silva
    Bom dia em que bairro vc mora?
  3. Christiane Godinho
    Tânia Silva bom dia! CENTRAL PARQUE DR OSMAR MACIEL
  4. Tânia Silva
    Oi boa noite desculpe responder só agora Na Rua OSMAR MACIEL NOS JÁ PASSAMOS do dia 2 ao dia 12 Mas se vc quiser receber fica convidada a caminhar conosco na seg dia 30 que será a concentração na esquina da Tobias Avino com Mario Soave aí vc poderá levar para sua casa a bandeira VC SERA BEM VINDA O ESPÍRITO SANTO TE AGUARDA! !!