14
ABR
2018

Bandeira do Divino celebra a vinda do Espírito Santo.

Os “guardiões”, que são nomeados a cada ano como responsáveis pelo zelo da bandeira e também pela organização das visitas, seguem em procissão levando a Bandeira do Divino aos lares que estão dispostos a recebê-la. Com uma benção especial na intenção de levar o Espírito Santo às casas dos fiéis.
A Bandeira é um movimento antigo e popular que nasceu do povo e é acompanhada e abençoada pela Igreja. A bandeira tem um simbolismo profundo, apesar de ser um pano com o desenho de raios e uma Pomba, representando o Espírito Santo, e Ele está sendo levado para abençoar as famílias.
A cerimônia também é repleta de cânticos, orações, depoimentos e a explicação tradicional da bandeira vermelha, de onde saem sete raios da pomba que representa o Santo Espírito, que significam os ensinamentos a serem seguidos: sabedoria, inteligência(entendimento), conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus.
Símbolos do Divino Espírito Santo e a Santíssima Trindade: A) Bandeira – é a bandeira de Deus e de seu povo. Através dela a fé e a religiosidade são levadas por toda a cidade. A cor vermelha, predominante tanto nas flores como nos andares, nos arranjos da Igreja e paramentos é sinal do amor de Deus e representa o sangue dos mártires. B) Pomba – o Divino Espírito Santo é representado por uma pomba (sinônimo de mensageiro) e possuidor de sete dons (sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade e Temos a Deus). Daí, quase sempre, a pomba que o representa possui sete raiais ou sete fitas. C) Este símbolo é bíblico, quando os apóstolos e Maria se reuniram no Cenáculo e sobre eles vieram as línguas de fogo, estabelecendo assim o dia de Pentecostes. D) Água –  a água simboliza a pureza, a vida. O espírito Santo é a “água viva” descida do céu para nos lavar e purificar.
Vamos parabenizar o Ministério da Bandeira do Divino do Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu que vem realizando as procissões, contando com vários ministérios e assim ultrapassando as fronteiras do Central Parque, indo com a Bandeira do Divino Espírito Santo até os chacareiros da cidade vizinha, Salto de Pirapora. Avante guardiã Maria de Lourdes Ponce Tavares, e demais guardiões( coordenadores Rinaldo Alves Galhardo, Zenaide dos Santos e equipe, no setor Missionário que tem como coordenador o Diácono Emerson). O envio foi no domingo de Páscoa dia 01/04, iniciando as visitas  em 02/04, com encerramento  em 12/05. Do dia 12 a 19/05, estará acontecendo a Novena , em 20/05 comemoramos o Dia de Pentecostes. 

 

Comments