Praça de São Pedro
domingo, 12 de novembro de 2017
Caros Irmãos e Irmãs, Bom dia!
Neste domingo, o Evangelho ( Mt 25, 1-13) nos diz a condição de entrar no Reino dos Céus, e isso acontece com a parábola das dez virgens: são as madrinhas que foram encarregadas de acomodar e acompanhar o noivo. na cerimônia de casamento e, naquela época, costumava celebrá-los à noite, as madrinhas estavam equipadas com lâmpadas.
A parábola diz que cinco dessas virgens são sábias e cinco tolas: na verdade, os homens sábios levaram o óleo para as lâmpadas, enquanto os tolos não o trouxeram. O noivo está atrasado para chegar e todos adormecem. A meia-noite é anunciada a chegada do noivo; Então as virgens tolas percebem que não têm óleo para as lâmpadas, e eles pedem a esses homens sábios. Mas eles respondem que não podem dar, porque não seria suficiente para todos. Enquanto os tolos estão procurando petróleo, o noivo chega; As virgens sábias entram com ele na sala de banquetes e a porta está fechada. Os cinco tolos voltam muito tarde, tocando na porta, mas a resposta é: “Eu não conheço você” (v. 12), e permanecem fora.
O que Jesus quer nos ensinar com esta parábola? Isso nos lembra que devemos nos encontrar com Ele. Muitas vezes, no Evangelho, Jesus exorta a vigiar, e ele faz isso no final desta história. Ele diz assim: “Observe, portanto, porque você não conhece nem o dia nem a hora” (v. 13). Mas com esta parábola, isso nos diz que assistir não significa apenas dormir, mas estar preparado; de fato, todas as virgens dormem antes que o noivo chegue, mas no despertar, alguns estão prontos e outros não. Aqui, portanto, é o significado de ser sábio e prudente: não é esperar o último momento de nossa vida para cooperar com a graça de Deus, mas fazê-lo de agora em diante. Seria bom pensar um pouco: um dia será o último. Se fosse hoje, como está preparado, preparado? Mas eu tenho que fazer isso e isso … Prepare-se como foi no último dia: isso é bom.
A lâmpada é o símbolo da fé que ilumina nossas vidas, enquanto o petróleo é o símbolo da caridade que nutre, torna a luz da fé frutífera e credível. A condição de estar pronta para se encontrar com o Senhor não é apenas fé, mas uma vida cristã cheia de amor e caridade para o próximo. Se nos deixarmos guiar pelo que nos parece mais conveniente, na busca de nossos interesses, nossas vidas tornam-se estéreis, incapazes de dar vida aos outros e não acumulamos nenhum estoque de petróleo para a luz da nossa fé; e isso – a fé – será extinguido no momento da vinda do Senhor, ou mesmo mais cedo. Mas se estamos vigilantes e tentamos fazer o bem, com gestos de amor, compartilhamento, serviço ao próximo em problemas, podemos permanecer calmos enquanto aguardamos a chegada do noivo: O Senhor pode vir a qualquer momento, e mesmo o sono da morte não nos assusta, porque temos a reserva de petróleo, acumulada com as boas obras de todos os dias. A fé inspira caridade e caridade mantém fé.
A Virgem Maria nos ajuda a tornar nossa fé cada vez mais operativa através da caridade; para que nossa lâmpada brilhe aqui, no caminho terrestre, e então para sempre, na festa de casamento no paraíso.
Depois do Angelus
Queridos irmãos e irmãs,
ontem, em Madri, Vicente Queralt LLoret e 20 mártires foram proclamados abençoados, e José Maria Fernández Sánchez e 38 mártires. Os Novos Abençoados foram alguns dos membros da Congregação Missionária : sacerdotes, coadjutores, novatos; outros eram leigos pertencentes à Associação da Medalha Milagrosa . Todos foram mortos em ódio de fé durante a perseguição religiosa que ocorreu durante a Guerra Civil Espanhola entre 1936 e 37. Agradeçamos a Deus o grande presente dessas testemunhas exemplares de Cristo e do Evangelho.
Saúdo todos vocês, famílias, paróquias, associações e fiéis, que vieram da Itália e de muitas partes do mundo. Em particular, saúdo os peregrinos de Washington, Filadélfia, Brooklyn e Nova York, a igreja coral paroquial de Santa Maria Maddalena em Nuragus (Sardenha); o fiel de Tuscânia, Herculano e Veneza; a sociedade Bocciofila de Rosta e os cresimands de Galzignano. Desejo a todos um bom domingo. Por favor, não esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!
Comments